quarta-feira, 15 de junho de 2011

Texto Crítico de Elba Siqueira de Sá Barreto e João Cardoso Palma Filho


UNIVERSUNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Pólo: São José dos Campos - SP
Ana Cristina de Freitas        177433
Débora Cristina Ferreira      172905
Elaine Cristina de Almeida 172522

A escola organizada em ciclos: Concepções e Contradições

ELBA SIQUEIRA DE SÁ BARRETO
Ás várias instâncias do poder constituinte (Federal, Estadual, Municipal), procuram de alguma forma regularizar ou ordenar de forma clara o tempo e que os alunos deverão cursar os estudos de alfabetização, atribuindo-lhes vários nomes, tais como: promoção automática, avanços progressivos, progressão continuada.
Ocorre que não há um padrão em se atribuir aos métodos de controle de ensino, vejamos como exemplo que alguns governos adotam ciclos (por exemplo região sudeste), e outras seriadas, com isso prejudicando os que adotam este regime, pois os de ciclo terão uma melhor atenção no quesito pedagógico.

As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre do decorrer de vários mandatos políticos e diferentes pensamentos ideológicos, mudaram os métodos de ensino, prejudicando a continuidade dos moldes originariamente aplicados.

Concluindo, o que deve ser refletido urgentemente é a padronização do sistema de aprendizagem, e aprovação de alunos proibindo de uma vez por todas que “pedagogos aventureiros” venham adotar procedimentos que prejudiquem o “ator” principal neste processo; o ALUNO.

JOÃO CARDOSO PALMA FILHO                                 

A escola organizada em ciclos: concepções e contradições.
 A progressão Continuada, incentiva os alunos  não estudar e com salas  lotadas,o número  grande de alunos
Os professores ficam inseguros. Como administram suas aulas.Com a política do Ciclo e da Progressão Continuada, os professores administram suas aulas com uma nova visão.
 Planejam atividades,  seqüência de atividades, atividades permanentes e indicam métodos de estudo.
Para haver ensino-aprendizagem parte do aluno o interesse e o estudar.A aprendizagem acontece se o aluno estudar, tiver interesse e ficar atento, por que passar de série ele vai.    
 Mas aprender e ter capacidade para competir no mercado de trabalho por uma carreira, com sucesso, são os  melhores, os estudiosos.